top of page

Corações em Silêncio de Nicholas Sparks


Corações em silêncio foi o último romance de Nicholas Sparks que li. Para quem não sabe, Nicholas Sparks é um prestigiado escritor de romances, que ficou muito conhecido quando as suas obras foram adaptadas ao cinema. Dos vinte livros lançados, dez foram transformados em filme como por exemplo “Querido John”, “Diário da nossa paixão”, “Um momento para recordar”, entre outros.

As suas obras são todas dedicadas aos seus filhos e três dos seus livros contam uma história de vida de cada um deles.

Esta obra fala de um romance entre Denise, mãe solteira e com um filho de 5 anos com um inexplicável atraso no desenvolvimento e Taylor Macden, bombeiro voluntário.

A história dá-se quando Denise tem um acidente de viação durante uma tempestade e quando se encontrava inconsciente, o seu filho, Kyle, saiu do carro e escondeu-se num terreno pantanoso. Uma vez ,com dificuldades na fala, ao lhe chamar pelo nome, este não responde, o que tornou a sua busca mais complicada. Busca essa que foi feita por Taylor, que apareceu no local do acidente depois de sair do quartel. Vendo a aflição da mãe prontifica-se a ajudá-la nas buscas, que duraram a noite inteira sob uma tempestade enorme e com poucos recursos. Ao encontrar Kyle, este tem um comportamento fora do normal, abraçando um individuo desconhecido, coisa que nunca o fizera com a sua própria mãe e faz com que ambos criem um laço muito especial.

Denise, que dedicava a sua vida ao filho, não tinha tempo para relações amorosas, mas foi deixando que Taylor entrasse na sua vida pela forma como este tratava o seu filho. No entanto, embora apaixonado por Denise, este tinha um passado e um segredo que o atormentava e acabava sempre por deixar todas as mulheres com quem se envolvia.

Para ele era mais seguro estar sozinho, epenas na companhia dos seus amigos e da mãe. Era o bombeiro que mais arriscava a sua vida em função de outra sem pensar duas vezes.

Um dia, quando Taylor entra num prédio em chamas, quase a ruir para salvar uma criança, percebe que encontra-se um bombeiro deitado, inconsciente no chão. Fez o possível para o salvar, mas quase perdendo os sentidos abandonou o corpo e o prédio. Foi quando soube que o bombeiro era o seu melhor amigo. É nesta altura, após a morte de Mitch e a partida da sua família para outra cidade, que se apercebe que está só e que deve seguir os concelhos dos amigos e da mãe e não deixar a Denise, dando uma oportunidade ao amor que sentia por ela e por Kyle.

Acho que é uma óptima sugestão de leitura porque ficamos de tal maneira infiltrados na história que o seu final comove e choca ao mesmo tempo.

Dá-nos uma perspectiva de como é a vida de um bombeiro que abandona a sua família sem pensar duas vezes para salvar outras vidas. E por vezes a única coisa que regressa a casa é uma trágica notícia.

Outra, é o facto de Denise ter deixado o seu trabalho e ter mudado completamente de vida pelo seu filho, que com o problema que tem e sem respostas concretas do seu diagnóstico vê-se obrigada a ajudar o filho sendo mãe, pai, médica e professora.

Raquel Silva, Açoriana, São Miguel, 22 anos.
Arquivo
Nenhum tag.
Mais informações
bottom of page