top of page

Sismo no Chile com 8,3 de magnitude na escala de Richter

13 mortos confirmados no sismo do Chile

Na passada quarta-feira, dia 16 de Setembro, foi registado um sismo com magnitude de 8.3 na escala de Richter , com epicentro no mar a 71 quilómetros da cidade de Lllapel, situada no norte de Santiago do Chile. O sismo foi registado às 19:54 (hora local) e foi emitido um alerta de tsunami não só para o Chile, mas também para o estado norte-americano do Havai. Este alerta obrigou a evacuação de cerca de um milhão de habitantes das zonas costeiras, numa missão operada pela ONU.

Segundo fontes, após o abalo foram seguidas cerca de 71 réplicas de menor intensidade, sentidas durante toda a madrugada.

O Chile é um país propenso a fortes terramotos, porque está cortado pela divisão de duas placas tectónicas: a placa de Nazca e a Sul-Americana. Já conta com alguns registos graves, como o de 22 de Maio de 1960, o mais violento até à data, registando 9,5 de magnitude. Foi um sismo que causou cerca de 5,700 mortos e 2 milhões de feridos.

Em 2007 deu-se um novo terramoto, desta vez um pouco mais fraco, com magnitude de 7,7 na escala de momento e com uma duração de aproximadamente 215 segundos (3 minutos e 35 segundos). Causou apenas 2 mortos, 295 feridos.

O segundo registo mais forte foi a 27 de Fevereiro de 2010 atingindo uma magnitude de 8,8 na escala de Richter, durando 3 minutos. Causou, pelo menos, 795 mortos.

Recentemente, como já foi referido, o sismo de 16 de Setembro de 2015 foi o 3º mais grave registado, onde até ao momento foram registados 13 mortos e 6 desaparecidos.

"O número subiu para 13 mortos", disse Mahmud Aleuy, vice-ministro do Interior, numa conferência de imprensa na capital chilena. Este número subiu, depois da policia ter encontrado a 13ª vitima mortal, onde o corpo pertencia a um homem de 59 anos.

Segundo as fontes, no dia 21 de Setembro, pelas 02:39h (hora local) o Chile voltou a sacudir, uma réplica de 6,2 de magnitude, com epicentro a 27 quilómetros de Los Vilos, situada a 190 quilómetros de Santiago. O instituto de sismológico do país informa que até ao momento não houve mais registos de vítimas e danos materiais.

No entanto, as equipas de resgate continuam em busca das seis pessoas desaparecidas, mas até à data ainda sem notícias das mesmas.

De acordo com Serviço Hidrografico e Oceanografico, esta réplica não tem condições necessárias para provocar um tsunami.

O governo chileno, ainda não calculou os danos causados pelo terramoto, mas assegura que disporá dos recursos económicos necessários para ajudar nas necessidades e estragos causados pela catástrofe.


Fontes : Expresso : http://expresso.sapo.pt/internacional/2015-09-21-Replica-de-62.-Sismo-volta-a-sacudir-o-Chile;

Record: http://www.record.xl.pt/fora-campo/detalhe/sobe-para-13-o-numero-de-mortos-no-sismo-no-chile-975746.html

Visão: http://visao.sapo.pt/sobe-para-13-numero-de-mortos-no-sismo-no-chile=f830864

TVI24: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/terramoto/sobe-para-13-numero-de-mortos-no-sismo-no-chile

Raquel Silva, Açoriana, São Miguel, 22 anos.
Arquivo
Nenhum tag.
Mais informações
bottom of page